Safira: conheça o significado, propriedades e virtudes desta pedra formidável

Pureza, justiça e fidelidade são os mais importantes atributos associados a esta magnífica pedra preciosa. Embora muito famosa na joalheria, a Safira permanece desconhecida no universo da terapia com cristais. No entanto, seu azul intenso traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Descubra agora a história desta sublime pedra e seus vários benefícios.

Origem e história da pedra azul

Nas tradições do antigo Egito e da Roma antiga, a Safira é uma pedra sagrada da verdade e da justiça. No Oriente, representa o conhecimento irracional e intuitivo em contraponto à inteligência racional. Simbolicamente, a pedra Safira representa a lealdade ao Ser Supremo. Diz a lenda que as Tábuas da Lei de Moisés gravadas por Deus consistiam em Safira.

Na Idade Média, era considerada a pedra da liberdade. Uma antiga crença originária do mundo secreto dos alquimistas, afirmava que um prisioneiro que tivesse a sorte de possuir uma Safira, poderia sair da prisão esfregando a pedra nas quatro paredes da cela.

Como ornamento, elas decoram joias e objetos utilitários. Safiras sintéticas são produzidas desde 1920, para substituir as Safiras naturais no uso industrial. Mas em joalheria, Safiras estreladas sintéticas também são usadas desde 1947.

A Safira é formada em rochas metamórficas e magmáticas. Pode ser encontrada em rochas pobres em sílica, como mármore ou basalto. Recentemente, uma descoberta de Safiras no fundo de um rio perto de Issoire, uma região vulcânica na França, desencadeou uma investigação fascinante.

Mas as Safiras podem ser encontradas em todo o mundo. Como por exemplo no Brasil, Austrália e Madagascar. No entanto, os depósitos mais importantes e os que contêm as pedras mais bonitas encontram-se geralmente na Ásia. As minas da Caxemira na Índia, Sri Lanka ou nas minas de Mogok, na Birmânia. Mesmo hoje, quase metade das Safiras vêm do antigo Ceilão.

O nome Safira deriva do grego sappheiros, mas também da hebraica sappir e da saphilah siríaca. Esses dois últimos são certamente a origem mais antiga da palavra. Encontramos nas línguas arcaicas o termo shapar para designar “coisas de fogo”.

A Safira e suas propriedades

As propriedades físicas auxiliam no processo de desintoxicação e purificação do corpo, atuando como um tônico geral para uma boa saúde e bem-estar. É particularmente eficaz no caso de problemas nos olhos e ouvidos. Mas também em caso de problemas de tireoide. A pedra Safira também é reconhecida por seus efeitos benéficos em problemas de ouvido, bem como em dores de cabeça, hemorragias nasais e febres.

Segundo a litoterapia, a Safira pode ajudar a resolver todos os tipos de problemas do sono, como insônia, apneia do sono ou terror noturno. Ao dormir perto de uma pedra de Safira, os sonhos se tornam positivos e reconfortantes. Esta pedra azul também pode ajudar a controlar os sintomas da demência.

Quanto às propriedades psíquicas, a Safira é o elemento de esperança e fé nos momentos difíceis da vida. É uma pedra que permite que as tempestades passem com segurança. Simbolicamente, representa a ancoragem como elemento de estabilidade, solidez e fidelidade. Por isso é um presente frequente nas relações românticas: é a pedra ideal para o noivado.

Pedra de paciência, tenacidade e lealdade, a Safira é indicada para quem tem pressa. Se você é uma pessoa que se preocupa facilmente, as propriedades da Safira serão de grande benefício. Suas energias também acalmam estados de raiva.

Virtudes e benefícios da Safira

Diz-se que esta pedra fabulosa alivia enxaquecas; limita a insônia; regenera pele, cabelo e unhas; estimula a vitalidade; apazigua a raiva; promove sonhos positivos; desenvolve autoconfiança e perseverança.

Gostou de conhecer a Safira? Para navegar pelo universo das mais belas joias e escolher a sua preferida, acesse: masate.com.br

Deixe uma resposta