O que você sabe sobre esmeraldas?

O nome esmeralda vem do sânscrito “açmagarbha”, coração de pedra, passando pelo latim “smaragdus”.

Os egípcios já trabalhavam na mineração de esmeraldas há mais de cinco mil anos e suas minas foram posteriormente extraídas por Alexandre, o Grande. Diz-se também que Cleópatra era fascinada por esmeraldas. Por isso, as antigas minas egípcias são chamadas de “Minas Cleópatra” porque a rainha estava empenhada em consolidar seu reino e manter o controle de suas operações de mineração.

No universo das lendas consta que o Graal foi incrustado com cacos de uma esmeralda que caíram da testa de Lúcifer. Acredita-se que este vaso sagrado, que apareceu nas lendas arturianas, tenha coletado o sangue das cinco feridas de Cristo durante a crucificação. Provavelmente estava relacionado ao simbolismo celta do Caldeirão de Dagda; apenas os mais puros entre os Cavaleiros da Távola Redonda tiveram o privilégio de vê-lo.

O historiador, naturalista e oficial romano, Plínio, o Velho, elogiava a esmeralda por ter a mais bela cor verde que existe, a tal ponto que nada parece mais realmente verde depois de contemplar essa joia. Alegando que a visão de uma esmeralda descansa o olho e restaura a visão, ele relata que o imperador Nero, afetado por miopia, tentou melhorar sua visão assistindo a lutas de gladiadores através de uma lâmina fina de esmeralda.

A origem e as cores da esmeralda

As esmeraldas são gemas muito raras porque sua formação exige condições geológicas bem peculiares, de vários tipos e às vezes muito distantes umas das outras. Seus principais depósitos se formaram no Brasil, há cerca de dois bilhões de anos atrás. Já os depósitos colombianos são mais recentes e se desenvolveram entre 32 e 65 milhões de anos atrás, com uma proporção de cristais puros e perfeitos muito maior.

Dependendo de sua procedência, a esmeralda apresenta-se em todos os tons de verde, desde a cor intensa das gemas colombianas aos tons geralmente mais claros das pedras brasileiras, passando pelo azul-esverdeado, típico das esmeraldas russas ou africanas, e o verde das folhas de árvores. Finalmente, algumas tendem para o amarelo ou cinza.

Metais para associar a uma esmeralda e cuidados de manutenção

O caráter precioso da esmeralda faz com que seja frequentemente associada a metais de igual prestígio como a platina, também encontramos muitas joias de esmeralda em ouro branco ou ouro amarelo.

Para manter todo o seu brilho, a esmeralda pode ser regularmente untada com um produtos específicos, como por exemplo o óleo de cedro incolor. É melhor não realizar limpeza a vapor ou ultrassônica, no entanto, a lavagem simples é possível. Esta gema é frágil, portanto, choques devem ser evitados.

Correspondências astrológicas, virtudes e benefícios da esmeralda

Esmeralda é a pedra de nascimento dos nativos no mês de maio. Simboliza os 40 anos de casamento. Na astrologia ocidental, é tradicionalmente associada aos signos de Câncer, Peixes e Touro. Também é considerada benéfica para Áries. Na astrologia chinesa, é a gema associada ao Rato.

Na litoterapia, a esmeralda representa a lealdade nos relacionamentos amigáveis ​​e amorosos e a felicidade que eles proporcionam, o que repele ondas negativas e más influências. Seu contato promoveria a clarividência. Isso aumenta a sabedoria e a paciência. Usada próxima ao quarto chakra, o do coração, ela acalma as emoções. É uma catalisadora para o equilíbrio e o bem-estar, o que ajuda a encontrar a paz interior e leva à paz e à justiça.

Esperamos que as informações sobre as esmeraldas sejam úteis para você. Para escolher a sua joia preferida, acesse: masate.com.br

Deixe uma resposta